Alunos na entrada do abrigo de Pai Mateus - Cabaceiras-PB |
Tem sido prática comum os alunos do Curso de História da UEPB, campus III, que trabalham com o componente Arqueologia, desenvolverem, ao término do semestre, uma atividade de campo que envolva conhecimentos nos campos da Arqueologia Pré-Histórica, Histórica e Espeleologia.
Este semestre não podia ser diferente e o lugar escolhido para a atividade foi a APA do Lajedo de Pai Mateus, no município de Cabaceiras (a Roliude Nordestina), nos Cariris Velhos da Paraíba.
A escolha deveu-se por quatro motivos: 1. a grande quantidade de abrigos rochosos insculpidos durante mulheres de anos pela natureza, formando concavidades graníticas magníficas e únicas na região; 2. o grande número de sítios arqueológicos existentes nas concavidades; 3. as cidades históricas da região; 4. a preservação da área, seja no próprio lajedo ou das cidades dos Cariris velhos e da caatinga.
A visão do Lajedo de Pai Mateus e a Pedra do Capacete ao fundo - Cabaceiras-PB |
A atividade apresenta como principal meta a de colocar em prática conhecimentos básicos de Arqueologia, Espeleologia e Educação Patrimonial vistos em sala de aula no decorrer do semestre, bem como a de formar agentes transmissores dessas práticas educativas e preservacionistas.
Afinal, Cabaceiras guarda em seu território a grandiosidade e beleza cênica de importantes monumentos naturais das caatingas da Paraíba, servindo, nos últimos tempos, para encenação de filmes, novelas e importantes documentários com repercussão internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário