Dando prosseguimento ao Projeto de Pesquisa que visa a mapear e estudar os sítios arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos da maior área de preservação ambiental do Estado, a APA das Onças, no município de São João do Tigre, uma equipe constituída pelo professor Juvandi Santos, o acadêmico de Biologia, Elnathan Monteiro e o desenhista (sócio da SPA) Dennys Motta, estiveram em atividade de prospecção naquele parque.
Foram visitados sete sítios arqueológicos, sendo que destes, três não existia nenhum relato da existência. O que chama a atenção do professor Juvandi e sua equipe é a grande quantidade de novas ocorrências arqueológicas na região. A cada nova expedição, afirma o professor Juvandi, novos sítios são identificados.
Essas atividades apresentam como primeiro objetivo o de realizar o levantamento do sítio, sendo observado: presença ou não de figuras rupestres e outros materiais que possibilite estudar a cultura material e imaterial dos grupos humanos que habitaram a região em tempos pretéritos.
Paralelo às atividades arqueo/paleo/espeleológicas, são desenvolvidos levantamentos de dados da fauna e flora local. Um dos grandes objetivos do projeto é o de conhecer as riquezas naturais e culturais da APA para que, num futuro próximo, possa existir a possibilidade de transformar a APA num Parque Nacional, já que não faltam atrativos culturais e naturais na área, bem como, ser a APA detentora de uma diversidade faunística e florística inigualável nos Sertões da Paraíba.
Lá,
ainda se encontra animais como a Onça Jaguatirica, a Onça Suçuarana, o Tamanduá Mirim, o Macaco Prego, o Veado Catingueiro e outras espécies animais extintos em quase todo o território da Paraíba.
O projeto recebe apoio financeiro do PROPESQ (cota 2009/2010), da Prefeitura de São João do Tigre e tem licença do IPHAN Nacional para poder atuar na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário