A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) celebram uma parceria que vem rendendo frutos positivos. Recentemente, ambas instituições realizaram duas atividades de salvamento e escavação arqueológica no Rio Grande do Norte (RN). A primeira atividade aconteceu no município de Tenente Ananias, no mês de setembro, e a segunda ocorreu entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Furna dos Caboclos Bravos - uma necrópole indígena encravada nos confins dos Sertões do estado, mais especificamente no município de Santana do Matos.
A pequena furna está repleta de materiais arqueológicos, a exemplo de ossos humanos, contas de colar e trançado de caroá, sendo localizada em meio a inúmeras cavidades naturais, muitas delas com várias figuras rupestres. De uma das laterais da Furna dos Caboclos Bravos, avista-se o extinto vulcão Cabuji, localizado na parte central do Rio Grande, podendo ser visto a centenas de quilômetros.
No Rio Grande do Norte, o projeto é coordenado pelo arqueólogo Waldeci dos Santos e apresenta como principal objetivo estudar as culturas humanas pretéritas da região. O Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB (LABAP), através do professor Juvandi dos Santos, se uniu à equipe de Waldeci, para que fosse desenvolvido um amplo projeto para estudar o passado humano da localidade, nos âmbitos pré-histórico e histórico. "O material arqueológico está sendo analisado e, nos próximos meses, será possível obter resultados surpreendentes para os dois estados, que contribuam para elucidar como se deu o processo de povoamento e extinção dos grupos humanos indígenas", revelou Juvandi.
Para o professor Waldeci, a parceria firmada entre a UERN e a UEPB é muito construtiva. "Uma vez concluídos, os trabalhos servirão para a elaboração de artigos escritos em conjunto. É importante disseminar esse tipo de conhecimento, ainda incógnito para boa parte das pessoas, e trazer novas informações", destacou.
As duas equipes são constituídas por vários pesquisadores e técnicos. Do LABAP/UEPB figuram Juvandi, Thomas Bruno Oliveira, e o artista plástico Dennys Mota (Sócios da SPA). Da UERN – oriunda do Laboratório do Homem Potiguar - a coordenação está a cargo de Waldeci, do historiador Helano Francisco de Miranda Carlos e do graduando de Ciências Sociais da UFRN, Cláudio Gustavo. Também compõem a equipe o graduando de História pela UERN, Luiz Carlos Medeiros da Rocha e os auxiliares de escavação, Gilson Luiz da Silva e Antonio Luiz da Silva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leia por assuntos
Boletim da SPA
(54)
Eventos
(25)
Arqueologia
(21)
Revista Eletrônica
(13)
Paleontologia
(12)
Tarairiú
(9)
Prof. Juvandi
(8)
Patrimônio Histórico
(5)
LABAP
(4)
Projetos
(4)
UEPB
(4)
CNPq
(3)
Fósseis
(3)
História da Paraíba
(3)
Lançamento
(3)
Livro
(3)
Pesquisas
(3)
Araripe
(2)
Campina Grande
(2)
Destruição
(2)
Dossiê
(2)
Educação Ambiental
(2)
Educação Patrimonial
(2)
Espeleologia
(2)
Etnografia
(2)
Geopark
(2)
História
(2)
Ingá
(2)
Jesuítas
(2)
Museu
(2)
Pedra do Ingá
(2)
SAB
(2)
Semana de Humanidades
(2)
Teleférico
(2)
UEPB Campus III
(2)
Achado arqueológico
(1)
Arte Rupestre
(1)
Arte plumária
(1)
Bacia do Prata
(1)
Cabaceiras
(1)
Cajazeiras
(1)
Cariri
(1)
Cartilha
(1)
Congresso Brasileiro de Paleontologia
(1)
Crato
(1)
Cuité
(1)
Cultura Material
(1)
Curimataú
(1)
Descoberta
(1)
Encontro da SPA
(1)
Equipe de pesquisa
(1)
Estudos Evolutivos
(1)
Exposição
(1)
FETECh
(1)
Fazendas de gado
(1)
Feira de Campina Grande
(1)
Forte Velho
(1)
Gargaú
(1)
Geociências
(1)
IPHAN
(1)
Ibero-americano
(1)
Informativo
(1)
Iniciação Científica
(1)
Karajás
(1)
Laboratório
(1)
Lagoa Pleistocênica
(1)
Lajedo de Soledade
(1)
MHN
(1)
Memória
(1)
Missões
(1)
Nova Consciência
(1)
Paisagem
(1)
Paraíba Colonial
(1)
Pedras sagradas
(1)
Peru
(1)
Piauí
(1)
Portugal
(1)
Prof. Thomas Bruno
(1)
Reportagem
(1)
Rio Grande do Norte
(1)
SBP
(1)
SEPLAN
(1)
SPA
(1)
Santa Luzia
(1)
Sertões
(1)
São Mamede
(1)
São Paulo
(1)
Sítio arqueológico
(1)
TAAS
(1)
Tapuia
(1)
Teoria Arqueológica
(1)
USP
(1)
Vandalismo
(1)
Vieirópolis
(1)
Visita
(1)
Walter Neves
(1)
estruturas militares
(1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário