domingo, 18 de março de 2012

Os Karajás: plumária e etnografia

Nova exposição do Museu Nacional exibe peças inéditas da coleção de arte plumária.

Apresentar a beleza da coleção de arte plumária da tribo Karajá e a sua importância no cenário do estudo das populações indígenas. É com essas premissas que o Museu Nacional apresenta, a partir de 22 de março, Os Karajás: plumária e etnografia com objetos que fazem parte da cultura material deste grupo, que habita as margens do Rio Araguaia nos estados de Goiás e Tocantins. Também serão expostas as tradicionais bonecas da cultura Karajá, que recentemente foram tombadas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan.

A programação do dia de abertura da mostra começa a partir das 14h, com as palestras "A cultura material dos Karajá - Brasil Central", com o professor Manuel Ferreira Filho, da Universidade Federal de Goiás e "Arte e Antropologia: a trajetória de Heloísa Fenelon", com João Pacheco, professor titular do Museu Nacional/UFRJ. Às 16h, tem início a cerimônia de inauguração, com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Levi.

A mostra abre para público no dia 23 e, especialmente nos dias 24 e 25 de março, os visitantes poderão participar de oficinas com ceramistas Karajá e aprender sobre esta arte indígena.

Alguns dos destaques da exposição são os leques e adornos de cabeça que, pela sua flexibilidade e abertura, lembram a cauda de um pavão; e as máscaras de aruanã, indumentárias de dança utilizadas no ritual do mesmo nome, de grande significado simbólico para os Karajá. Esta festa ocorre durante a alta do rio Araguaia e representa o contato do homem com o cosmos e com os "seres" sagrados da natureza. As máscaras representam seres distintos, nem homem nem animal, que podem encontrar paralelo, mas não identidade, em espécies da fauna local, configurando a presença de um espaço simbólico imaginário.

Um bastão (chamado de Obi) da década de 40 utilizado pelos índios para afastar a chuva é outra curiosidade da mostra, que mescla a beleza das peças com o valor antropológico que as mesmas possuem, através de seus significados e utilização no dia-a-dia das aldeias.

Outro ornamento utilizado somente por homens casados e viúvos, a coifa ou lorilori, possui singularidade única, pois é feita de penas de emas e é considerada uma raridade entre os pesquisadores. A peça exposta foi produzida durante os anos de 1938 e 1939, período em que pesquisador norte americano William Lipkind, viveu entre os Karajá.

Há também, entre as peças do acervo, o chamato raheto, um grande cocar feito de penas de urubu, coelheiro branco e rosa e de periquitos, usado pelos homens solteiros na ocasião da festa de iniciação dos meninos, conhecida como Casa Grande ou Hetohoky. Na cosmologia dos karajás o sol era o raheto do urubu-rei que o herói mitológico (Kynyxiwe) feriu com uma flecha. Por isso, o sol anda devagar atravessando o céu durante o dia.

A mostra faz também uma homenagem à etnóloga Maria Heloísa Fénelon Costa (1927-1996), que coletou grande parte dos objetos expostos e que por mais de vinte anos exerceu a função de curadora do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional. Serão apresentadas imagens da atuação da pesquisadora em campo, intercaladas às suas citações de como ocorreram os contatos com os grupos.

Segundo o antropólogo e curador João Pacheco, "mostrar aos visitantes do Museu Nacional algumas das belas peças da coleção Karajá formada por Heloísa Fénelon, compartilhando inclusive alguns instantâneos de sua etnografia, é uma maneira de lembrar, aos 15 anos de sua morte, a sua permanente dedicação à pesquisa etnológica e a sua enorme contribuição ao precioso acervo desta instituição."

Exposição: Karajás: plumária e etnografia
Aberta ao público a partir do dia 23 de março
Horário: de terça a domingo, das 10 às 16h.
Entrada: R$ 3,00. Grátis para crianças até cinco anos e pessoas acima de 60. Crianças entre 06 e 10 anos pagam R$1.
Local: Museu Nacional - Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Telefone: (21)2562-6042

(Ascom do Museu Nacional/UFRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia por assuntos

Boletim da SPA (54) Eventos (25) Arqueologia (21) Revista Eletrônica (13) Paleontologia (12) Tarairiú (9) Prof. Juvandi (8) Patrimônio Histórico (5) LABAP (4) Projetos (4) UEPB (4) CNPq (3) Fósseis (3) História da Paraíba (3) Lançamento (3) Livro (3) Pesquisas (3) Araripe (2) Campina Grande (2) Destruição (2) Dossiê (2) Educação Ambiental (2) Educação Patrimonial (2) Espeleologia (2) Etnografia (2) Geopark (2) História (2) Ingá (2) Jesuítas (2) Museu (2) Pedra do Ingá (2) SAB (2) Semana de Humanidades (2) Teleférico (2) UEPB Campus III (2) Achado arqueológico (1) Arte Rupestre (1) Arte plumária (1) Bacia do Prata (1) Cabaceiras (1) Cajazeiras (1) Cariri (1) Cartilha (1) Congresso Brasileiro de Paleontologia (1) Crato (1) Cuité (1) Cultura Material (1) Curimataú (1) Descoberta (1) Encontro da SPA (1) Equipe de pesquisa (1) Estudos Evolutivos (1) Exposição (1) FETECh (1) Fazendas de gado (1) Feira de Campina Grande (1) Forte Velho (1) Gargaú (1) Geociências (1) IPHAN (1) Ibero-americano (1) Informativo (1) Iniciação Científica (1) Karajás (1) Laboratório (1) Lagoa Pleistocênica (1) Lajedo de Soledade (1) MHN (1) Memória (1) Missões (1) Nova Consciência (1) Paisagem (1) Paraíba Colonial (1) Pedras sagradas (1) Peru (1) Piauí (1) Portugal (1) Prof. Thomas Bruno (1) Reportagem (1) Rio Grande do Norte (1) SBP (1) SEPLAN (1) SPA (1) Santa Luzia (1) Sertões (1) São Mamede (1) São Paulo (1) Sítio arqueológico (1) TAAS (1) Tapuia (1) Teoria Arqueológica (1) USP (1) Vandalismo (1) Vieirópolis (1) Visita (1) Walter Neves (1) estruturas militares (1)