segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Restaure do acervo arqueo-paleontológico do Ingá


Thomas Bruno Oliveira*


Em maio deste ano, a coleção arqueo-paleontológica do Museu de História Natural do Ingá foi encaminhada para seu restaure por profissionais do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB. Houve um entendimento entre a Prefeitura Municipal do Ingá e a Universidade Estadual da Paraíba para que a coleção pudesse adquirir suas feições originais, abandonando o carcomido estado em que se encontrava, transformando-os novamente em ferramentas didáticas para o conhecimento da pré-história às turmas de visitantes que tem como destino o sítio arqueológico Pedra do Ingá, na Fazenda Pedra Lavrada, em Ingá-PB.



No acordo, o Museu deveria ser fechado a visitações e assim o coordenador do LABAP, o arqueólogo Dr. Juvandi de Souza Santos em conjunto com o paleontólogo Márcio Mendes realizou o laborioso processo técnico de restaure de todo acervo fóssil do Museu, várias peças foram coladas, impermeabilizadas e ganharam suas feições anatômicas originais. Dois meses foram necessários para que o processo pudesse ser concluído. Outros dois meses foram necessários para que a Prefeitura do Ingá, através da Secretaria de Turismo, pudesse resgatar o acervo nas dependências do LABAP e reorganizá-lo em suas dependências originais.


A Prefeitura ficou no encargo de viabilizar a pintura das dependências internas do Museu bem como dar suporte a quaisquer expediente necessário para a estruturação das instalações. Em um outro entendimento entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a Prefeitura Municipal, o sítio arqueológico recebeu uma sinalização de visitação e uma proteção restringindo uma área nas proximidades das inscrições para que elas não mais tenham um livre acesso, preservando-a de ações vandálicas. Não podemos deixar de mencionar a participação de alguns abnegados, como por exemplo: Dennis Mota, Karla Rafaela e Kleberto Souza, que fazem parte da atual administração municipal mas, como abnegados, buscam preencher os espaços que a administração não possui condições para ocupar. Estes contributos são essenciais para a efetivação das ações oficiais.



Dia 1º de setembro, todas estas novidades foram informalmente inauguradas, novos aparatos que atendem exatamente a preservação do lugar. O Museu está melhor estruturado e mais aprazível para a contemplação de seu acervo e as inscrições foram preservadas do público que costumeiramente em visitas se debruçavam por sobre os painéis de inscrições, contribuindo com as intempéries que desgastam aqueles vestígios pretéritos.



Finalmente, instituições, órgãos públicos e uma porção da sociedade civil torna-se mais sensível, (evidente que como conseqüência de ações denunciativas nossas e de outros pesquisadores ao longo dos últimos anos), cuja união de esforços oficiais e não-oficiais nos fazem acreditar que a preservação do patrimônio possa ser efetivamente possível. Assim, esta integração entre a sociedade e os poderes públicos é realmente imprescindível para que possamos ter por várias gerações equipamentos públicos de conhecimento e questionamento do passado, neste caso, o sítio arqueológico mais famoso do Brasil, a Pedra do Ingá.



*Professor de História em Campina Grande, Autor do Livro ‘Serra de Bodopitá: pesquisas arqueológicas na Paraíba’, Diretor da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, Sócio do IHGC e do Neab-í/UEPB. (thomasarqueologia@gmail.com)


Imagem: Parte do acervo arqueo-paleontológico do Museu de História Natural do Ingá restaurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia por assuntos

Boletim da SPA (54) Eventos (25) Arqueologia (21) Revista Eletrônica (13) Paleontologia (12) Tarairiú (9) Prof. Juvandi (8) Patrimônio Histórico (5) LABAP (4) Projetos (4) UEPB (4) CNPq (3) Fósseis (3) História da Paraíba (3) Lançamento (3) Livro (3) Pesquisas (3) Araripe (2) Campina Grande (2) Destruição (2) Dossiê (2) Educação Ambiental (2) Educação Patrimonial (2) Espeleologia (2) Etnografia (2) Geopark (2) História (2) Ingá (2) Jesuítas (2) Museu (2) Pedra do Ingá (2) SAB (2) Semana de Humanidades (2) Teleférico (2) UEPB Campus III (2) Achado arqueológico (1) Arte Rupestre (1) Arte plumária (1) Bacia do Prata (1) Cabaceiras (1) Cajazeiras (1) Cariri (1) Cartilha (1) Congresso Brasileiro de Paleontologia (1) Crato (1) Cuité (1) Cultura Material (1) Curimataú (1) Descoberta (1) Encontro da SPA (1) Equipe de pesquisa (1) Estudos Evolutivos (1) Exposição (1) FETECh (1) Fazendas de gado (1) Feira de Campina Grande (1) Forte Velho (1) Gargaú (1) Geociências (1) IPHAN (1) Ibero-americano (1) Informativo (1) Iniciação Científica (1) Karajás (1) Laboratório (1) Lagoa Pleistocênica (1) Lajedo de Soledade (1) MHN (1) Memória (1) Missões (1) Nova Consciência (1) Paisagem (1) Paraíba Colonial (1) Pedras sagradas (1) Peru (1) Piauí (1) Portugal (1) Prof. Thomas Bruno (1) Reportagem (1) Rio Grande do Norte (1) SBP (1) SEPLAN (1) SPA (1) Santa Luzia (1) Sertões (1) São Mamede (1) São Paulo (1) Sítio arqueológico (1) TAAS (1) Tapuia (1) Teoria Arqueológica (1) USP (1) Vandalismo (1) Vieirópolis (1) Visita (1) Walter Neves (1) estruturas militares (1)