Gentilmente cedido por Jonatas Rodrigues
Em 1939 encontrei na Serra da Pitombeira, prolongamento meridional da de Damião, estado da Paraíba. Doze léguas ao nascente da de Cuité, uma Igaçaba idêntica com as mesmas características, próxima ao olho d’água ao nascente, que é potável, cujo local é marcado por vestígios duma olaria indígena de igual cerâmica e desenhos, entremostrando na louçaria em pedaços, os desenhos do mesmo estilo da de Cuité.
No referido manancial existe a jazida de tinta com que os oleiros usavam nos seus desenhos. A referida Igaçaba deixei-a no Conselho de Geografia do Estado, do qual eu era membro e se não me engano vi-a poucos dias atrás no Museu do Estado, sem a mínima indicação, nem referencia. Está lá como qualquer objeto, sem expressão nem procedência. Deste modo cientificamente é elemento sem validade, apenas fraco fator de curiosidade.
Os índios do Nordeste, apesar do espírito dispersivo e nomadismo, levados por motivos vários, prevalecendo à falta de alimentação firmavam o seu domínio até nas serras de divisor de águas. Serra do Cuité é tríplice divisor de águas. A cidade de Nova Floresta, que demora na mesma Serra, distante da de Cuité 7 km; suas águas ao sul engrossam o rio Jacú e pouco ao poente vertem para o Seridó. A cidade de Cuité assenta no vértice do divisor Sul água do Jacu; Norte águas do Trairí. A Igreja Matriz assenta também no vértice do divisor: águas para o Norte, Rio Trairí, e sul águas para o rio Jacu. O achado indígena fora na antiga Rua do Cajueiro, próximo a referida Igreja. Assim também a Igaçaba da Serra da Pimtobeira fora encontrada no divisor de águas: Jacu e Curimatau.
Por aqui se vê que a tribo que em idos tempos dominou estas zonas, era a mesma, como aconteceu com os indígenas do Camaratuba-PB e Potengi-RN. Estes os Potiguaras, comedores de camarão, e aqueles, os Petiguaras, mascadores de fumo ou fumadores. Ao tempo das entradas os Cariris dominavam quase todo o Nordeste pelo interior. Do achado nada se pode arranjar de melhor, senão fragmentos da tíbia e parte do crânio, o mais fora reduzido a pó pela própria fragilidade e força da picareta.
Em 1939 encontrei na Serra da Pitombeira, prolongamento meridional da de Damião, estado da Paraíba. Doze léguas ao nascente da de Cuité, uma Igaçaba idêntica com as mesmas características, próxima ao olho d’água ao nascente, que é potável, cujo local é marcado por vestígios duma olaria indígena de igual cerâmica e desenhos, entremostrando na louçaria em pedaços, os desenhos do mesmo estilo da de Cuité.
No referido manancial existe a jazida de tinta com que os oleiros usavam nos seus desenhos. A referida Igaçaba deixei-a no Conselho de Geografia do Estado, do qual eu era membro e se não me engano vi-a poucos dias atrás no Museu do Estado, sem a mínima indicação, nem referencia. Está lá como qualquer objeto, sem expressão nem procedência. Deste modo cientificamente é elemento sem validade, apenas fraco fator de curiosidade.
Os índios do Nordeste, apesar do espírito dispersivo e nomadismo, levados por motivos vários, prevalecendo à falta de alimentação firmavam o seu domínio até nas serras de divisor de águas. Serra do Cuité é tríplice divisor de águas. A cidade de Nova Floresta, que demora na mesma Serra, distante da de Cuité 7 km; suas águas ao sul engrossam o rio Jacú e pouco ao poente vertem para o Seridó. A cidade de Cuité assenta no vértice do divisor Sul água do Jacu; Norte águas do Trairí. A Igreja Matriz assenta também no vértice do divisor: águas para o Norte, Rio Trairí, e sul águas para o rio Jacu. O achado indígena fora na antiga Rua do Cajueiro, próximo a referida Igreja. Assim também a Igaçaba da Serra da Pimtobeira fora encontrada no divisor de águas: Jacu e Curimatau.
Por aqui se vê que a tribo que em idos tempos dominou estas zonas, era a mesma, como aconteceu com os indígenas do Camaratuba-PB e Potengi-RN. Estes os Potiguaras, comedores de camarão, e aqueles, os Petiguaras, mascadores de fumo ou fumadores. Ao tempo das entradas os Cariris dominavam quase todo o Nordeste pelo interior. Do achado nada se pode arranjar de melhor, senão fragmentos da tíbia e parte do crânio, o mais fora reduzido a pó pela própria fragilidade e força da picareta.
Ubaia, 13 de Agosto de 1971.
Pe. Luis Santiago.
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